quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O autor, ilustrador, roteirista e prata da casa, Alexandre Nagado.


Japan fora do Japão.

Abaixo, texto e imagem, extraídos do Blog de Nagado. Dentre inúmeras coisas é autor do livro Almanaque da Cultura Pop Japonesa.


DOCUMENTÁRIO SOBRE A IMIGRAÇÃO JAPONESA



O Centenário da Imigração Japonesa no Brasil continua sendo um tema forte e com muito fôlego ainda.

Hoje, gravei participação para um documentário da Eco Falante, que está reunindo quase uma centena de depoimentos relacionados. Com direção de Chico Guariba, contei desde histórias da imigração contadas por meus avós até minha relação profissional com a cultura pop japonesa. Foi uma experiência bem interessante, por lidar de forma bastante abrangente com minha vida dentro e fora da colônia japonesa.

Em certo momento, falei sobre identidade cultural. Disse que, apesar de sempre ser chamado de "japonês", nunca me senti como tal. Tenho relação profissional e afetiva com a cultura japonesa e me orgulho de minhas origens, mas sou, acima de tudo, brasileiro. Eu me defino como um brasileiro, neto de japoneses da região de Okinawa, nessa ordem de importância.

O documentário Histórias da Imigração Japonesa vai sair em DVD e deverá ser exibido na TV Cultura por volta de maio de 2009.

Texto extraído do Blog: nagado.blogspot.com (link ao lado).




Vem aí: Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animês de Patrícia M. Borges.

Nenhum comentário: