terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Heitor O'Dwyer de Macedo



Heitor O'Dwyer de Macedo é psicanalista, membro titular do IV Grupo, Sociedade de Psicanálise da França. Doutor em Psicologia Clínica e Psicopatologia, Universidade de Paris VII (Sorbonne), França. Endereço para correspondência: 13 rue Valette, 75005 Paris, França.



Ana K. A Conjugação do Corpo. História de uma Análise

O desenrolar da psicoterapia psicanalítica de uma jovem diagnosticada como esquizofrênica, fundamentada em três aspectos: a incidência do centro de tratamento e de suas instituições na terapia de psicóticos; o amor de transferência; e a importância dos circuitos de comunicações no seio da família da paciente.

Do amor ao pensamento. A psicanálise, a criação da criança e D. W. Winnicott.

O sujeito humano se define pela relação que mantém com o mais íntimo de si. Mas, antes de existir, o recém-nascido já possui lugar feito pelo desejo dos pais e pela herança psíquica transgeracional. Este livro de clínica psicanalítica é acessível a todos - pais e educadores - desejosos de compreender a importância, para uma criança, dos adultos que a guiam e a amparam na organização de seu espaço psíquico. A atividade de pensamento, as capacidades de criação e, também, as defesas patológicas que um sujeito, às vezes, erige contra a dor de viver dependem do encontro entre o bebê e seu primeiro ambiente - a mãe.

Nenhum comentário: