terça-feira, 20 de julho de 2010

Via Lettera recomenda:


Curso na Casa do Saber / RJ com Marcia Neder.

OS DÉSPOTAS MIRINS E A FANTASIA DA MATERNIDADE SAGRADA.
por Marcia Neder.

As queixas de que as crianças de hoje não têm limites nem respeitam a autoridade são atribuídas ao “declínio da figura paterna”, que seria correlato – se não consequência – da ascensão da figura materna. Este curso analisa a questão no contexto da história da família e das relações entre adulto e criança. Essas relações são carregadas de ambiguidade desde os tempos antigos, como vemos na mitologia grega, nos contos de fada, na Bíblia e nos escritos dos primeiros padres da Igreja, em especial Santo Agostinho. A fantasia da maternidade sagrada na
modernidade ocidental, a face sombria da infância e a relação entre os pais e os déspotas mirins também são discutidas no curso.

Início: 12 NOV
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Sextas-Feiras, às 19h30 (12/11, 19/11, 26/11, 03/12)
Valor: R$ 160,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00


Cursos 2010

12 Novembro: 1. ÉDIPO, FILHO-FARDO: "PAI E MÃE HONRARÁS, PARA QUE VIVAS LONGAMENTE"

"Édipo, filho-maldição" condenado à morte. O infanticídio e a luta contra o infantil da Antiguidade até o século XVII. Por que é necessário impor como lei divina no fundamento da nossa civilização a obrigação de filhos honrarem pai e mãe?



19 Novembro: 2. O FILHO-FALO: ÉDIPO NA PSICANÁLISE E A CRIANÇA MODERNA

A santa mãe da família moderna e a supremacia do filho. O "filho-falo": Édipo em Freud, criança sempre desejada. O filho salvador da mulher, a “castrada” e “invejosa”. Psicanálise pós-freudiana e pós-lacaniana. "Édipo matricida": o ódio de Édipo e a destruição da figura materna.

26 Novembro: 3. ÉDIPO-TIRANO: A PEDOCRACIA, UM NOVO REGIME PARA AS FAMÍLIAS

"Édipo tirano": história da família no século XX. Personalidades narcisistas, cultura do narcisismo, síndrome dos "kidults". A "pedocracia" instituída. Os "sem-limites". "Brás Cubas", "o menino diabo", criança brasileira do século XIX.

03 Dezembro: 4. A FANTASIA DA MATERNIDADE SAGRADA E O FILHO-TSUNAMI: O FEMININO AMEAÇADO

O "filho-fardo" na sombra da fantasia da maternidade sagrada. Desejo infanticida e culpa. O "filho-tsunami" e a ameaça de destruição do feminino. A fantasia da maternidade sagrada na origem de conflitos na mulher e no casal grávido.
________________________________________________________
________________________________________________________
Márcia Neder. Pós-doutora e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Educação da USP (Nuppe), palestrante convidada da PUC-Rio, psicanalista supervisora na escola Favinho e Mel (Rio de Janeiro). É autora dos livros Psicanálise e educação, Laços refeitos e A arte de formar: o feminino, o infantil e o epistemológico.
________________________________________________________
________________________________________________________


Prepare-se: Em Novembro Édipo Tirano por Marcia Neder.

Nenhum comentário: