segunda-feira, 16 de abril de 2012

CHEGOU

GIBI. A Revista Sinônimo de Quadrinhos.



É difícil não reconhecer a importância da Revista Gibi, que tornou esta palavra sinônimo de história em quadrinhos no Brasil. Lançada originalmente durante a ditadura Vargas, a publicação atravessou décadas e marcou gerações, criando o hábito – hoje natural e óbvio - de ir até a banca de jornais comprar uma revistinha.

Nomes como Maurício de Sousa, criador da personagem de histórias em quadrinhos infantil mais famosa do Brasil, tiveram suas paixões por quadrinhos despertadas pela revista e se basearam em suas histórias para criarem seus personagens.

Por isso, na ocasião da comemoração de setenta anos de seu lançamento, quatro especialistas em quadrinhologia prestam homenagem a essa publicação fundamental. Contando sua história sem se prenderem a uma rememoração puramente saudosista, os autores analisam o mercado cultural da época da publicação e as mudanças que a revista gerou, além de apontarem a influência que diferentes contextos históricos tiveram no seu desenvolvimento.

Contam, também, como Roberto Marinho, um dos principais nomes da indústria cultural brasileira, se envolveu com os quadrinhos e projetou este tipo de obra nacionalmente. Esta publicação marca a estreia do novo selo Sobre HQ da Via Lettera Editora, que se propõe a publicar livros teóricos sobre histórias em quadrinhos. O livro chega em abril nas livrarias e lojas especializadas.

SOBRE OS AUTORES


Roberto Elísio dos Santos
Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul
(USCS) e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.


Waldomiro Vergueiro
Professor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP e coordenador do
Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.


Nobuyoshi Chinen
Professor de Publicidade e Propaganda da Faculdade Oswaldo Cruz e pós-graduando em Ciências
da Comunicação da ECA-USP.


Paulo Eduardo Ramos
Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

____________________________________________________________________
compre pelo site: clique aqui

Nenhum comentário: