quinta-feira, 31 de julho de 2008

Clarice Lispector, essa desconhecida...


Julio Lerner nasceu em 7 de agosto de 1939, em São Paulo. Era um menino muito inteligente, e quando cresceu fez Direito, na Faculdade São Francisco. No entanto, sempre sentiu muita atração pela televisão.
Sempre foi identificado com a TV Cultura, por prestar a ela sua qualidade, sua inteligência ao programa “Panorama”, então diário, passou a ser uma espécie de pós-graduação para os jovens estudantes de Comunicação, que com ele colaboravam. E na série de musicas, fez: “A noite do Choro”, “A Alegria do Choro”e “TV 40 anos”, em homenagem aos 40 anos da TV no Brasil.


Este livro nos coloca diante de dois personagens inquietantes da nossa cultura: Clarice Lispector e Julio Lerner. A primeira é uma das mais importantes escritoras brasileiras cujo nome encontra-se listado na literatura universal. Só não estava listado em Tchetchelnik (Ucrânia), sua cidade natal, cuja memória histórica foi maculada pelo anti-semitismo, pelo fogo e pelo silêncio da história oficial. Para a população daquela cidade, Clarice Lispector somente passou a “existir” após o dia 10 de dezembro de 2002, data em que foi descerrada uma placa comemorativa junto à porta de entrada da biblioteca local.

O segundo personagem, autor deste livro e força mobilizadora da memória brasileira, é Julio Lerner: roteirista, diretor de importantes programas de TV, escritor e defensor dos direitos humanos. Como repórter – com grandes méritos premiados por suas investidas profissionais –, realizou durante vinte e seis anos consecutivos programas voltados ao resgate da memória no campo da literatura, cinema, artes plásticas, música popular brasileira etc. Neste livro, a trilha do seu cotidiano voltou-se para a busca da memória silenciada de Clarice Lispector, cuja história de vida está projetada neste diário.


Texto de Maria Luiza Tucci Carneiro para o livro Clarice Lispector, essa desconhecida...



Clarice Lispector, essa desconhecida...
de Julio Lerner
você encontra em nossa livraria virtual, acesse: vialettera.com.br ou clique na capa do livro.

Nenhum comentário: