quinta-feira, 31 de julho de 2008

Como Coelhos - de Ralf König.

Ralf König nasceu em 8 de agosto de 1960 na cidade de Soest e é um dos mais conhecidos e bem-sucedidos autores de quadrinhos da Alemanha.
É também reconhecido como uma das principais vozes da cultura GLSBT de seu país. Sempre retratando Gays, Lésbicas e Heterossexuais de forma irreverente e acessível, mas sem cair no caricato. Seu sucesso se deve não apenas à sua representação honesta de diversidade cultural e do cotidiano gay, mas também a forma como König demonstra que homos e heteros podem interagir harmoniosamente entre si.




Como Coelhos

É vencedor do Prix du Scénario de Melhor História no Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos de Angoulème no ano de 2005, Ralf König explora as idiossincrasias dos relacionamentos humanos de forma honesta e despojada.
O que os homens querem, as mulheres não querem. E o que as mulheres querem, os homens não sabem. Horst, músico clássico, levava uma vida rotineira e tranqüila – até o momento em que sua companheira, Vera, encontra uma fita de vídeo pornô em seu saco de lixo. Abandonado, Horst reencontra Sigi, um antigo amigo de infância e, agora, também seu vizinho. Horst deseja ter uma mulher ao mesmo tempo libertina e inteligente, já Sigi gostaria muito de ter um homem musculoso e peludo, mas ambos descobrem que entre sonho e realidade há um grande abismo.


Acompanhe a história de Horst Bömmelburg, um contrabaixista de 42 anos da Orquestra Sinfônica de Munique que nunca conheceu uma mulher com a qual pudesse realizar suas fantasias. Quando Sigi Purzmann, um antigo amigo de infância, se muda para o apartamento ao lado do seu, Horst passa a conviver com parte do universo gay do amigo e percebe como a sexualidade pode ser bem menos complicada do que ele imaginava.






Como Coelhos é o terceiro livro publicado pela Via Lettera, confira também:

E, agora, os noivos podem se beijar!

O tema é o casamento homossexual, mas não é um casamento qualquer: o de Conrad e Paul, heróis da primeira série de König, sintetiza dois diferentes tipos de relação homossexual. Conrad e Paul, com sua vida em comum de quinze anos, resolvem se casar aproveitando a possibilidade que agora as leis alemãs conferem. No período que antecede o casamento, König consegue nos mostrar todas as facetas da relação de Conrad e Paul: as confusões amorosas de Paul, as relações de Conrad com sua mãe e sua ex que não aceitam sua homossexualidade, as reações da sociedade a esta lei, seu impacto sobre a vida do meio gay e o cotidiano deste casal.




O Homem ideal


'Homem Ideal' é uma hilariante história de ciúmes e equívocos em torno de um jovem atraente desejado por todas as mulheres... e também por alguns homens. Sucesso de público e crítica, as HQs de Ralf König já deixaram o papel, sendo adaptadas para o cinema e o teatro e hoje compõem o melhor e mais divertido olhar sobre o convívio nem sempre tranqüilo entre gays e heterossexuais. Foi eleito pelo HQ MIX como o melhor álbum de humor de 1998.


Se você é hétero, precisa ler König para descobrir os segredos do meio homo. Se você é homo e não conhece Ralf König, precisa lê-lo para apreciar a agudeza de suas observações. E, para todos, é preciso ler Ralf König por seu humor ao mesmo tempo sutil e escancarado, e pela qualidade de seus instantâneos de nossa sociedade.




Conheça a série de Ralf König e demais títulos publicados pela Via Lettera em nossa loja virtual: vialettera.com.br
Té mais,
Roberto Gobatto

Nenhum comentário: