segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Eugenio Colonnese - ÍCONE DA HQ NACIONAL

Jayme Cortêz, Maurício de Sousa, Eugenio Colonnese, Adolfo Aizen,
Henrique Lipszic, Nico Rosso e Manuel César Cassoli.




Poucos foram os veículos que prestaram última homenagem a Eugenio Colonnese. A Via Lettera, ainda que tardiamente, através de texto inspirado de Bira Dantas lembra o mestre.


Adeus, Colonnese - por Bira Dantas.

O que falar dele? Um senhor elegante, simpático e solícito. Um artista grandioso, dono de raro talento para desenhar rostos lindos. Eu estudei com livros de Geografia ilustrados por ele. Cresci lendo revistas da Ebal (Chamada Geral) e Bloch (Mestre Kim) desenhadas por ele. Há uns 8 anos fiz esta caricatura e o presenteei com ela. Colonnese disse pro Franco (Ed. Ópera Graphica) que foi a melhor carica que fizeram dele (ói a honra).


Este ítalo-brasileiro foi um grande produtor de Quadrinhos na fase de Ouro (anos 50, quadrinhos de terror e guerra, época do Comics Code nos EUA e caça às bruxas - McCarthismo). Tem belíssimos álbuns editados por editoras como a Ópera Graphica e Escala. Criou o Morto do Pântano e Mirza, a vampira. Produziu revistas que ensinam o caminho dos traços.


Que esteja bem, Colonnese! Sentiremos tua falta.


Colaboração enviada por Bira Dantas
Dentre muitas participações e ações na Publicidade e nos Quadrinhos, Bira é
autor e criador de muitas histórias para a revista FRONT.





Eugenio Colonnese morreu na madrugada de sexta-feira, 8 de agosto, aos 78 anos, segundo o hospital Itacolomy Unidade Caminho do Mar, de São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo, a causa mortis fora falência multipla dos orgãos. O enterro foi no Cemitério da Saudade, Vila Assunção em São Bernardo co Campo no dia 9, às 10h.

4 comentários:

Anônimo disse...

Linda homenagem. O blog esta de parabéns.

Anônimo disse...

Ficou bem legal.

Marcelino123@yahoo.com.br

Nei Lima disse...

EXCELENTE HOMENAGEM DO MEU AMIGO BIRÃO DANTAS!
Nós que somos do tempo destes livros didáticos ilustrados pelo saudoso mestre, temos essa saudade gostosa daqueles desenhos coloridos dentro daquelas páginas...

Abração!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.