terça-feira, 2 de junho de 2009

Roubamos o texto do Sushi Pop (link ao lado) de Alexandre Nagado

HISTÓRIA E ALERGIA - UM LIVRO ESSENCIAL

A medicina é daqueles assuntos sobre os quais todos deveriam entender um pouco, pois lida com nossa vida e saúde. Mas para os leigos, é um assunto por demais complexo, cujo conhecimento, mesmo básico, parece destinado apenas aos profissionais que se vestem de branco.

Dentro da medicina, o tema alergia é daqueles que tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas. Com cidades tão poluídas e com os hábitos alimentares marcados por produtos repletos de corantes e substâncias químicas, é difícil não ter algum caso familiar de algum tipo de alergia ou doença respiratória, de pequena ou grande intensidade.


Para entender melhor o que tem se configurado cada vez mais um assunto da vida moderna, uma grande dica é o livro História e Alergia - Para entender uma doença moderna (Ed. Via Lettera), escrito pelo Dr. Raul Emrich Melo, especialista em alergia-imunologia e pediatria, mestre e doutor pela UNIFESP e palestrante. Com grande habilidade e um grande senso didático, o autor discorre sobre muitos assuntos relacionados ao tema alergia usando linguagem coloquial e agradável, sem tirar a seriadade que o assunto merece.

Asma, rinite alérgica, bronquite, efeitos da poluição, vacinas e suas reações, tudo é explicado de modo bastante esclarecedor. Mesmo o hermético jargão médico é explicado com uma clareza desconcertante, dando aos leitores condições de entender melhor causas, efeitos e tratamentos de diferentes tipos de alergia. Os capítulos são curtos, oferecendo uma excelente porta de entrada para entender diversos aspectos da alergia através dos tempos.

O autor transmite não somente aquela tranquilidade que todo bom médico deve passar, mas também oferece uma leitura agradavel, com um texto muito bem escrito. Ao final, não dá pra saber se é um médico que se revela um grande escritor, ou um escritor que por acaso é um grande médico.

História e Alergia
Autor:
Dr. Raul E. Melo
Editora: Via Lettera

Formato: 14x21 cm, com 112 páginas
Preço: R$ 26,00
Compre no site da editora clicando aqui.

Site do autor: www.raulmelo.com.br

Nenhum comentário: