quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os Lusíadas de Luís de Camões

Os Lusíadas é uma obra poética, escrita por Luís Vaz de Camões, e, considerada a epopéia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do Classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.

A obra é composta de dez cantos, somando 1.102 estrofes, todas oitavas de decassílabos heróicos, obedecendo ao esquema rimático "abababcc" (rimas cruzadas, nos seis primeiros versos, e emparelhada, nos dois últimos).

A ação central do poema é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

É uma obra poética, escrita por Luís Vaz de Camões e considerada a epopéia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do Classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.


É fácil reconhecer na obra poética de Camões dois estilos não só diferentes, mas talvez até opostos:

O estilo das redondilhas e de alguns sonetos, na tradição do Cancioneiro Geral.

O estilo de inspiração latina ou italiana de muitos outros sonetos e das composições (h)endecassílabas maiores. Chamaremos aqui ao primeiro o estilo engenhoso, ao segundo o estilo clássico.

O estilo engenhoso, tal como já aparece no Cancioneiro Geral, manifesta-se sobretudo nas composições constituídas por mote e voltas. O poeta tinha que desenvolver um mote dado, e era na interpretação das palavras desse mote que revelava a sua sutileza e imaginação, exatamente como os pregadores medievais o faziam ao desenvolver a frase bíblica que servia de tema ao sermão. No desenvolvimento do mote havia uma preocupação de pseudo-rigor verbal, de exatidão vocabular, de modo que os engenhosos paradoxos e os entendimentos fantasistas das palavras parecessem sair de uma espécie de operação lógica.


Camões.


Luís Vaz de Camões (c.1524 — 10 de Junho de 1580) é freqüentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu gênio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare; das suas obras, a epopéia Os Lusíadas é a mais significativa.



- Para adquirir OS LUSÍADAS de Luís Vaz de Camões, clique aqui.

Nenhum comentário: