sexta-feira, 24 de julho de 2009

Raimundo Correia - Melhores Poemas.

Raimundo Correia Melhores Poemas.


Este livro compila o melhor da vasta e inestimável obra de Raimundo Correia, que juntamente com Olavo Bilac e Alberto de Oliveira, forma a chamada “tríade parnasiana”.

Depois da revolução romântica, que impôs novos parâmetros e valores artísticos, surgiu no Brasil, na década de 1880 um grupo de poetas que desejava restaurar a poesia clássica, desprezada pelos românticos.
Diferentemente do Realismo e do Naturalismo, na prosa, o Parnasianismo representou na poesia uma reorientação em direção ao princípio do belo na arte, à busca do equilíbrio e da perfeição moral.

Sua poesia representa, no movimento parnasiano, um momento de descontração e investigação. Sua produção pode ser dividida em três fases pelo menos:

1) a fase romântica, marcada por influências de Casimiro de Abreu e Fagundes Varela e é representada por Primeiros Sonhos (1879);

2) a fase parnasiana, representada pelas obras Sinfonias (1883) e Versos e Versões (1887), marcada pelo pessimismo de Schopenhauer — pensador alemão defensor da ideia de que todas as dores e males do mundo advêm da vontade de viver — e por reflexões de
ordem moral e social;

3) a fase pré-simbolista, onde o pessimismo da fase anterior busca refúgio na metafísica e na religião e cuja linguagem apresenta uma pesquisa em musicalidade e sinestesia.

____________________________________________________________________

Raimundo Correia.

Magistrado, professor, diplomata e poeta, nasceu em 13 de maio de 1859, na baía de Mogúncia / MA, e faleceu em Paris, França, em 13 de setembro de 1911. É o fundador da Cadeira no 5 da Academia Brasileira de Letras.


Ocupa um dos mais altos postos na poesia brasileira. Seu livro de estreia,
Primeiros sonhos (1879) insere-se ainda no Romantismo. Já em Sinfonias (1883), nota-se o feitio novo que seria definitivo em sua obra: o Parnasianismo.

Segundo os cânones dessa escola, que estabelecem uma estética de rigor formal, ele foi um dos mais perfeitos poetas da língua portuguesa, formando
com Alberto de Oliveira e Olavo Bilac a famosa trindade parnasiana.
___________________________________________________________________


R$ 22,00
224 Páginas • 1a Edição
Formato 12,0 cm x 18,0 cm
ISBN 978-85-7636-087-2

Nenhum comentário: