sexta-feira, 12 de março de 2010

Alessandra Monachesi procura seu lugar.

Em busca de um lugar: itinerário de uma psicanalista pela clínica das psicoses

Este livro, originalmente uma dissertação de mestrado, trata da experiência clínica da autora no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Itapeva.

Nele, é traçado um paralelo entre o sujeito psicótico e um estudo antropológico sobre os não-lugares na vida contemporânea , buscando entender a especificidade desse indivíduo em não ter um lugar, não habitar um lugar, não conseguir enraizar-se e construir história ou referências.

Por meio de uma aproximação entre o que acontece com o psicótico sem-lugar e o que acontece com um profissional de saúde mental que começa a trabalhar nessa área, o livro apontacondições para que a singularidade do paciente emerja e para que esse sujeito encontre um lugar no mundo e formas de se relacionar com o mesmo.

Esse jeito de entender e de propor um tipo de “tratamento” para a psicoseguarda uma estreita relação com a psicanálise, levando os profissionais da área a entender não apenas o que se passa com seus pacientes, mas, também, o trabalho que fazem.



Alessandra Monachesi

É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos.

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em teoria psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em consultório, bem como em instituições públicas e privadas na área de saúde mental, na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário: