quarta-feira, 10 de março de 2010

Qual é a música?

Os livros de Heloisa de Araujo Duarte Valente
Música e Mída e Az Vozes da Canção na Mídia.

Vozes da canção na mídia enfoca a influência do desenvolvimento das mídias na estética e na percepção do gênero canção. Abordando desde a ópera até o tango, mostra como a canção sobreviveu, adaptou-se e como intérpretes e público alteraram seus próprios referenciais.




Música e mídia. Novas abordagens sobre a canção conta que desde seu advento, a mídia formou uma dupla indissociável com a música. Não há filme, programa de televisão ou de rádio que não a tenha como elemento construtivo. É tão intensa a presença da música nas linguagens da mídia, hoje em dia, a ponto de considerar-se essa presença como natural. No entanto, tal fenômeno surgiu somente no início do século XX...
Certamente, as mídias contribuíram para que a música se tornasse uma das artes mais acessíveis e populares, em especial uma de suas modalidades: a canção.
A intenção deste livro é analisar a relação entre mídia e canção. São oito artigos de autores nacionais e estrangeiros, cada qual focando uma faceta do tema, por meio de linhas metodológicas pouco comuns à pesquisa em música, tais como teorias antropológicas e semióticas recentes.

Música e mídia: novas abordagens sobre a canção oferece novas maneiras de se pensar uma das mais tradicionais formas musicais, a canção, e é dirigido a estudantes e pesquisadores de música e comunicação, bem como a compositores, letristas e todas as pessoas interessadas em cultura e artes.

Nenhum comentário: